Copyright © 2014. És uma Maluca

OFICINA DE DESENHO CONTEMPORÂNEO

"Não existe forma de desenhar. O que existe é apenas desenho" (Richard Serra)

A pluralidade de formas, técnicas e usos fazem do desenho um dos meios de maior interesse no campo das práticas artísticas contemporâneas. Desde o ato de deixar marcas em uma superfície, passando pelos projetos arquitetônicos ou de obras de arte até mesmo à própria escrita, o desenho sempre foi visto como modo de exercício da subjetividade e da descoberta do mundo.

Para fomentar a discussão em torno do campo do desenho, o espaço de experimentação És Uma Maluca oferece esta oficina, mediada pelo artista visual Leo Sales, com duração de 12 semanas, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21. Ao final da curso, os integrantes da turma vão participar de uma exposição coletiva no espaço, que ficará um mês em exibição.

Além do uso de materiais e suas técnicas, os encontros também serão embasados na produção de artistas contemporâneos que usam o desenho como principal linguagem de expressão visual, como Willian Kentridge, Jeff Koons, Julie Mehretu e os brasileiros Pedro Varela, Sandra Cinto e Eduardo Berliner.

Não sou artista e nem sei desenhar. Posso participar?

A Oficina de Prática de Desenho do EUM é aberta a todos aqueles que se interessam por desenho independente do grau de conhecimento técnico ou artístico. Nosso objetivo é despertar o modo de ver específico da criação artística, independente de quaisquer paradigmas de certo/errado, feio/bonito.

O PRIMEIRO ENCONTRO SERÁ, EXCEPCIONALMENTE, NA QUINTA, DIA 08/10.

INSCRIÇÕES pelo formulário on line http://goo.gl/forms/Hd4pdDBj2S

Valor da Oficina: R$ 150/mês
Duração: 12 semanas com exposição coletiva no final
Materiais por conta do participante.
Turma de no máximo 15 participantes

Sobre o mediador:

Leo Sales nasceu em 1984, é artista visual e também jornalista. Estudou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde realizou diversos cursos como aluno e monitor, entre os quais o Programa de Fundamentação e Concepção. Sua pesquisa artística fundamenta-se, sobretudo, nas questões relativas à materialidade e possíveis tensões entre conceitos como natural/artificial, geométrico/orgânico, assim como, o lugar do próprio desenho na arte contemporânea.
Trabalha, ainda, com produção musical, de vídeos, fotografia, performances, ilustração, zines, livros de artistas e direção de arte.

www.leonardosales.com